« Home | Porque não ser diferente??? » | Momento de Humor...2 » | Momento de Humor...1 » | No comments... » | Abre os olhos... » | Sócrates, o humilde dialogante » | Blogo, Loggo existo... » 

quarta-feira, outubro 26, 2005 

Lourosa a concelho ???




Era uma vez um gato maltês que tocava piano e falava francês
...




Image hosted by Photobucket.com




Hoje a minha diarreia será curta e leva-me a debruçar-me ( perdoem-me a redondância) sobre uma conversa de café, não direi o nome do conversante mas partilho das suas ideias... ( afinal a estadia no café sempre foi e será uma escola da vida ).

A inspiração não é a mesma, mas diga-se, existem sempre diarreias mais forte do que outras.

Sinto que não estou nos meus dias, e ressalvo desde já a minha falta de aptidão ( temporária ou não) para a escrita.

Ora, Era uma vez um gato maltês que tocava piano e falava francês...

Estava eu a falar com o gato maltês que é de Lourosa e fala francês, e como qualquer amigo não pude evitar de mandar a minha real piada:

- LOUROSA A CONCELHO...

Não é que o gato maltês que tocava piano e falava francês, responde-me simplesmente:

(apontamento do dia: françês ou francês???Mas não vem de França... Lol)

"NÃO É LOUROSA A CONCELHO, MAS LOUROSA AO CONCELHO E LOUROSA NO CONCELHO"

Fiquei sem resposta, e olhem que é coisa que não acontece frequentemente.

O gato continuou:

Mas que raio, uma dúzia de gatos pingados ( que não são malteses, não falam francês e não tocam piano) lembram-se de dizer umas tristes asneiradas ... e já está o caldo enTORNADO.

A culpa não é deles, porque são pingados e não falam francês, mas sim daqueles que lhes dão tempo de antena, que repetem vezes sem conta a frase, que dão cobertura jornalistica, que lhes dão Gás ( shell ou Bp??), ou que pura e simplesmente não têm inteligência o suficiente para perceber que 10 pessoas não representam uma terra de 10 000 habitantes ( Desculpem mas o gato não sabe ao certo).

Fiquei atónito com a reacção do gato...

Mas ele não parou, "o slogan é Lourosa no Concelho, Lourosa ao Concelho e consequentemente o Concelho em Lourosa" e a reflexão deve apenas ser feita sobre essa frase.

Como qualquer reflexão, ela teve o seu cógito...

Descontente com o rumo que a conversa estava a ter, pedi para o gato ficar por ali.

Ele soltou-me um beijo e miou...

E continuou...

Não pretendo transcrever aqui tudo o que gato disse, porque ele falava francês e eu não seria capaz de uma tradução exacta... mas tentarei ser o mais fiel possível ao que me transmitiu...

Ora, primeiro de tudo temos de nos interrogar, porque raio uma dúzia de gatos pingados toma uma posição estúpida, ingénua e utópica dessas????

A razão encontra-se nos adjectivos que caracterizam a própria posição, mas a reflexão tem de ser feita sobre o que deu génese a essa posição.

E aí dou razão ao gato... Se o povo de Lourosa estivesse satisfeito, sentisse que a freguesia estava a caminhar no rumo certo, ou melhor, que o concelho estava a fazer Lourosa caminhar para algum lado, certamente não tomariam uma posição dessas.

Pois, é de facto verdade, admito que as freguesias do norte do concelho (mas do interior também ) foram (passado não recente) muitas vezes ignoradas nas suas necessidades... e que muitas das vezes posições ou investimentos estratégicos poderiam também ser feitos noutras freguesias que não as mesmas do costume... Sim Mozelos, Lourosa, Fiães, Argoncilhe, Canedo, mesmo São João de Vêr... porque não?

Contudo, o gato deve também considerar que tendências separatistas ou de bairrismo também não farão com que essa mentalidade mude, apenas que se acentue. E aí marquei pontos...

Mas o gato mais uma vez ganha o debate...


Image hosted by Photobucket.com


Diz, daí o slogan que é em Lourosa muitas vezes usado - mas que pura e simplesmente é ignorado porque não tem polêmica ( leia-se mediatismo) - não cola como o outro dos gatos pingados, porque o povo só se lembra do que é estúpido e ridículo e prefere mil vezes uma piada do que um argumento válido e inteligente.

"LOUROSA AO CONCELHO" ou "LOUROSA NO CONCELHO"


Com efeito, ( continuou o gato - para quem não se lembra, que tocava piano e falava francês ) se Lourosa é, ou melhor, foi, ostracizado, ou simplesmente posto de parte de investimentos ou políticas de investimento, ou mesmo de infraestruturas, equipamentos ou pura e simplesmente obras que há muito tem sido revindicadas. Então cabe a Lourosa não afastar-se do concelho, mas ir ao concelho ou fazer mostrar no concelho as suas necessidades e a sua força.


Lourosa é, sem dúvida alguma, uma das freguesias com mais história no concelho ( recente), com indústrias, forças vivas, individualidades, habitantes de sucesso alcançado, entre outras coisas, e a diferença de slogan está em estas forças vivas demonstrarem no concelho o seu valor.


Se o concelho se afasta, Lourosa aproxima-se, se o concelho duvida, Lourosa afirma, se o concelho precisa Lourosa oferece, se não precisa oferece na mesma... sim, é isso, as forças vivas, as associações, as indústrias, toda a sociedade civil de Lourosa a contribuir para o desenvolvimento do concelho em geral para assim poder exigir o desenvolvimento em Lourosa.


E a verdade é que isso tem sido feito numa história recente ( e, quem sabe futura) por muita gente... gente que ninguém refere, gente anónima ou nem por isso, que ninguém dá valor porque não são estúpidos, ridículos, não são meia dúzia, e não são pingados...



E são esses malteses que repetem vezes sem conta o slogan que tú até agora desconhecias...


E certamente, assim Lourosa cresce... tenho dito, disse o gato.


Perante isto, retiro o chapeú ao gato... n'est ce pas?



Sem mais,
Inquietação